Posso quitar o financiamento com consórcio? Descubra agora

Posso quitar o financiamento com consórcio? Descubra agora

Você sabe se é possível quitar o financiamento com consórcio? Neste artigo você descobrirá a resposta para esta e outras perguntas. Além de aprender como lidar melhor com a dívida do financiamento, você verá que os consórcios possuem diversas vantagens.

Se você quiser saber mais especificamente sobre o consórcio imobiliário, leia nosso artigo sobre como funciona o consórcio de imóveis.

Quais as diferenças entre consórcio e financiamento?

O que é consórcio?

O consórcio é uma maneira que muitas pessoas encontram para adquirir seus bens. As pessoas se unem através de uma administradora autorizada pelo Banco Central para criar uma poupança conjunta.

O que é o financiamento?

O financiamento é uma das opções mais comuns de crédito no Brasil. Ele funciona de forma semelhante a um empréstimo bancário, onde você compra o seu bem e paga para o banco de forma parcelada, porém com o pagamento de juros bastante significativos, que podem chegar a mais de 20% ao ano.

O que muda entre o consórcio e o financiamento?

A principal mudança é que o consórcio não tem cobrança de juros. Nos consórcios existe uma taxa de administração cobrada pela administradora, que é muito menor que as taxas e juros do financiamento.

Outro ponto importante para ressaltar é que no consórcio funciona de forma diferente para receber o dinheiro. No consórcio você deve esperar até ser contemplado para ter o direito de usar o crédito. A contemplação pode ocorrer por meio de sorteios ou lances.

Para saber mais sobre as maneiras de contemplar, veja nosso artigo Use lances para acelerar a contemplação do seu consórcio.

O prazo máximo para você ser contemplado nos consórcios é até quando encerrar seu grupo de consórcios, o que acontece ao final do prazo de pagamento (normalmente até 80 meses para veículos e até 200 meses para imóveis), porém há grandes chances de você ser contemplado antes do prazo máximo.

Você pode ser contemplado antes do final através de sorteios ou o adiantamento de parcelas, chamado de lance. Para saber mais leia nosso artigo sobre Como usar lances para acelerar a contemplação.

Posso quitar o financiamento com consórcio?

Sim. A Lei dos Consórcios (Nº 11.795/2008, Art. 22) expressa claramente que uma pessoa poderá quitar o financiamento com consórcio, desde que observada algumas regras.

Quais as regras para poder quitar o financiamento?

A primeira regra que deve ser observada para quitar o financiamento com consórcio é que tanto o consórcio como o financiamento devem pertencer ao mesmo grupo. Ou seja, um financiamento imobiliário poderá ser quitado com um consórcio para imóveis, e um financiamento de veículo pode ser quitado com consórcio de veículos.

A segunda regra para quitar o financiamento com consórcio é que tanto o consórcio como o financiamento devem estar no nome da mesma pessoa. Se este é o seu caso, então ótimo, pois existe uma última condição muito simples para quitar o financiamento com consórcio. Algumas instituições financeiras permitem a troca de titularidade do financiamento. Dessa forma é possível você quitar uma dívida que não estava em seu nome, mas era de seu interesse sua quitação.

A terceira regra para quitar o financiamento com consórcio é que o valor do consórcio deve ser suficiente para quitar o financiamento de forma total.

Se você se encaixou nessas 3 condições, então poderá quitar o financiamento com consórcio.

Simule seu consórcio em nosso site e converse com nossos especialistas com mais de 30 anos de experiência em consórcios para descobrir como pode ser fácil realizar o seu sonho.

Pontos para observar:

  • Data do seu consórcio: se deseja quitar o financiamento com consórcio é fundamental que seu grupo tenha sido formado depois de 06/02/2009, pois apenas os grupos formados após a data em que a Lei dos Consórcios entrou em vigor poderão realizar o procedimento.
  • Limitações Contratuais: você deve verificar seu contrato de financiamento e de consórcio para ter certeza que ambos não tem cláusulas que impedem a operação de quitar o financiamento com consórcio. As vezes os bancos ou instituições financeiras colocam cláusulas que impedem a operação caso o consórcio seja de uma instituição diferente.
  • Acordo entre instituição financeira e administradora: tanto a administradora quanto a instituição financeira devem estar de acordo com a operação.
  • Junção de crédito: É possível juntar mais de uma carta contemplada para quitar o financiamento, desde que respeitando as regras que já citamos acima.

Quais as vantagens em quitar o financiamento com consórcio?

Ao quitar o financiamento com consórcio você estará realizando uma troca de dívidas. Ao invés de pagar uma dívida com alta taxa de juros, você irá quitar o financiamento com consórcio e assim assumirá a dívida com o consórcio, que não cobra juros e acaba se tornando uma opção muito melhor.

A principal vantagem em quitar o financiamento com consórcio é justamente a troca de juros caro por um mais barato, sem pagar juros ou altas taxas.

Quais as vantagens de adquirir um consórcio?

  • Redução das taxas: As administradoras cobram uma pequena taxa para a administração dos grupos de consórcio, que é bem menor que as taxas de juros praticadas no financiamento. O consórcio não cobra juros.
  • Alto poder de compra: Quando você é contemplado ao adquirir um consórcio imobiliário, você possui o valor total do crédito para pagamento à vista, podendo negociar descontos com imobiliárias e donos de imóveis.
  • Possibilidade de usar o FGTS: É possível usar o FGTS para dar lances e ser contemplado mais rápido, assim como é possível complementar o valor da carta de crédito quando necessário. Para saber mais sobre os diferentes usos do FGTS no consórcio, leia nosso artigo Como usar o FGTS no consórcio.
  • Compra planejada: Adquirir um consórcio imobiliário é vantajoso para as pessoas que desejam ter um imóvel de forma planejada. Você irá pagar seu imóvel em pequenas prestações e em um momento será contemplado.
  • Liberdade de uso: Ao adquirir um consórcio imobiliário você tem a liberdade para usar seu crédito como quiser, desde de que respeite as condições do contrato. Isto é, ao ser contemplado você poderá escolher qualquer imóvel que lhe interesse e que esteja no valor estipulado da sua carta de crédito.
  • Burocracia menor que financiamento: O consórcio também é uma linha de crédito, mas possui menor burocracia com os processos quando comparado aos financiamentos.
  • Valor de crédito atualizado: Pensando em manter seu poder de compra, a administradora pode alterar o valor do crédito de acordo com a inflação e aumentar proporcionalmente às parcelas

 

Continue lendo sobre o consórcio de imóveis! Indicamos a leitura do artigo Como funciona o lance embutido e quais suas vantagens.

Endereço:

Ed. Hom Lindóia,

Avenida Assis Brasil, 3535,

11º andar, salas 1117 e 1118,

Jardim Lindóia,

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Brasil

Atendimento no escritório

Segunda a sexta-feira

das 8:00 as 18:00

ou com horário agendado

Atendimento por telefone ou WhatsApp

24 horas por dia

7 dias por semana

Redes sociais:
Facebook:
Site criado porAção Web - Sites e Marketing Digital
Simulador Simulador
x

Simule seu consórcio

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

Dados para envio da simulação:

Simulação enviada com sucesso. Em breve entraremos em contato.
Erro! Verifique sua conexão com a internet.

WhatsApp